quinta-feira, 3 de abril de 2008

Domínio Público

Uns dois meses atrás eu recebi um e-mail com o endereço do site do Governo Brasileiro com várias obras da literatura nacional que são de domínio público. Muito bom, assim que eu entrei no site eu me lembrei de um poeta brasileiro que eu costumava ler e que há tempos eu não lia. Fui direto consultar o acervo do site e lá estavam todas as suas obras que no mesmo instante carreguei para o meu computador... o poeta é o Augusto dos Anjos e o trecho abaixo foi extraído do poema "A Meretriz". Para mim este trecho é tão atual no retrato da corrupção do Brasil:
...
"É a meretriz, que de cabelos ruivos,
Bramando, ébria e lasciva, hórridos uivos
Na mesma esteira pública, recebe,
Entre farraparias e esplendores,
O eretismo das classes superiores
e o orgasmo bastardíssimo da plebe!"
...
ANJOS, Augusto dos. Outras Poesias.

É praticamente como se ele soubesse que a corrupção está enraizada no país. Eu não estou falando aqui de uma ou outra classe específica estou dizendo que este é um problema de todos (principalmente dos honestos).

Eu me lembro por exemplo que em 2002 um faxineiro achou uma bolada de dólares no aeroporto de Guarulhos e devolveu para o dono (um dinamarquês) esse mesmo faxineiro foi capa de todos os jornais do Brasil e apareceu no Jornal Nacional da Globo ao lado de um presidente Lula dizendo com todas as palavras que se fosse ele não devolveria o dinheiro...

Bem, analizando friamente este epsódio, vemos como as pessoas por um lado consideram espantoso alguém devolver para o dono uma bolada de dinheiro e por outro normal o Presidente da República declarar que ele não devolveria. E se é normal é porque todo mundo concorda.

O link para o site do Domínio Público é: http://www.dominiopublico.gov.br/ e vale apena.

Nenhum comentário: